Como lançar um canal no Youtube e ter 1.000 visualizações em menos de um mês.

0
24

Muitos acham que, por já existir muita gente criando conteúdo na internet atualmente, é difícil fazer com que um vídeo seja visto por outras pessoas de fora do seu círculo — mas isso não é verdade.

Nesse texto eu vou explicar algumas coisas simples que você pode fazer para aumentar o alcance de um canal recentemente criado no Youtube. Para isso, vou compartilhar um pouco do que observei desde que lancei um canal no Youtube, em 21/05/2020.

É importante ressaltar que não pensei nas coisas da forma como vou explicar antes de lançar o vídeo que teve 1.000 visualizações — na verdade, apenas no decorrer do processo comecei a entender os motivos que levaram a isso. Organizei esses motivos para que vocês possam tê-los em mente na hora de criar vídeos, principalmente se seu objetivo for: atingir um número alto de visualizações em um canal novo em um curto período de tempo.

O primeiro passo é definir o tema do vídeo. No meu caso, o meu canal foi criado com um tema e um objetivo mega específicos: dar dicas para pessoas que querem se mudar para São Paulo. Como são menos abrangentes, os vídeos que falam exclusivamente sobre isso vão demorar mais a trazer resultado.

Então, tentei escolher um assunto mais abrangente. Eu queria algo que fosse relacionado com a cidade de São Paulo, mas que ainda pudesse ser útil para outras pessoas. Por isso, eu decidi falar sobre uma loja que é tradicional aqui de São Paulo, mas também vende online.

É topo de funil que fala, né? Um dos pilares da estratégia de inbound marketing é usar conteúdos abrangentes, que tenham relação com a sua marca e o problema que ela resolve, para atrair e aumentar a sua base.

O meu vídeo era sobre uma Loja da 25 de Março, e inicialmente eu tinha pensado em usar esses termos no título. No entanto, ao fazer uma pesquisa no Youtube e analisar os resultados, fiz algumas alterações:

Título “cru”: Comprando utensílios domésticos na 25 de março pela internet!

Título final: Onde comprar utensílios de cozinha BARATO pela internet? Preço de 25 de Março | Niazi Choffi

Em menos de 5 minutos de pesquisa no Youtube, eu reparei que as pessoas buscavam mais pelo termo “utensílios de cozinha” do que por “utensílios domésticos”, e ajustei o título de acordo. Porém, como eu ainda queria atrair pessoas de São Paulo, deixei as informações referentes ao local. Também inseri o nome da loja para atingir possíveis pessoas que estivessem em dúvida ou quisessem ter acesso a mais informações antes de comprar lá.

Além do título, outro ponto muito importante para conseguir visualizações é o Thumbnail. O seu vídeo foi encontrado na busca pelo título e o thumb é o responsável por fazer a pessoa decidir por clicar nele. O “click-through rate” (CTR) desse vídeo está em 15%, enquanto os outros do canal estão atingindo cerca de 9%.

Eu tirei uma foto segurando os produtos, usei uma ferramenta de edição de imagem, um banco de imagem e fotos de outros utensílios domésticos para deixar claro o que a pessoa encontraria no vídeo.

Thumbnail

Depois que o vídeo foi publicado, eu acompanhei pelo Youtube Analytics quais eram as principais fontes de acesso. Como resultado, verifiquei que principal fonte era a pesquisa do Youtube; a partir daí fiz uma análise rápida para entender se tinha como realizar alguma otimização no vídeo e vi que algumas pessoas estavam chegando através da busca “site para comprar utensílios de cozinha”, de forma que alterei o título para que esses termos ficassem na frente.

O Vídeo tinha conseguido 495 visualizações nos primeiros 20 dias. Com as alterações acima,10 dias depois o vídeo atingiu 1.184 visualizações — ou seja, nesses 10 dias 689 pessoas assistiram ao vídeo, o que constitui 39% mais visualizações na metade do tempo.

Resumindo:

  1. O tema do seu vídeo precisa ser topo de funil para que você atraia pessoas;
  2. Faça uma pesquisa no Youtube para entender como as pessoas buscam sobre aquilo e tente escrever da mesma forma que elas;
  3. Faça um Thumbnail chamativo e que reflita o conteúdo que as pessoas vão encontrar no vídeo;
  4. Analise o vídeo depois de publicado para encontrar possibilidades de otimização;
  5. Seja objetivo e entregue o conteúdo que você está prometendo para garantir a satisfação do seu espectador.

E pra quem quiser conhecer o canal: https://www.youtube.com/partiusp

E pra quem quiser saber mais sobre video marketing, sugiro seguir e acompanhar o Camilo Coutinho. Minha mente se abriu depois que fui ao Upload Day em 2019.

Original Source

Advertisement
Dating Website Marketing

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.